domingo, 30 de março de 2014

Procuram-se novos crentes

"[...] E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos." (Atos 2:47)

Adoro novos crentes. Eles são a alma da igreja. Quando tenho o privilégio de falar a outros pastores, digo-lhes que, se eles não têm um fluxo constante de novos crentes entrando em suas congregações, eles se tornarão espiritualmente mortos. Podemos evangelizar ou fossilizar.

Mostre-me uma igreja onde não surgem novos crentes e eu lhe mostrarei uma igreja estagnada. Mostre-me uma igreja onde regularmente novos crentes aparecem e eu lhe mostrarei uma igreja que tem vibração e vida.

Dito isto, os novos crentes precisam de crentes mais velhos para estabilizá-los. Os corações novos dos crentes estão cheios de zelo, mas eles não entendem as regras do jogo ainda. Eles precisam de crentes mais velhos para ensiná-los.

Crentes mais velhos também precisam de novos crentes. Eles precisam de seu zelo. Eles precisam de sua paixão. Eles precisam de sua emoção para lembrá-los do que têm esquecido.

Infelizmente, de modo geral são os novos crentes que querem fazer muito enquanto sabem tão pouco. Quando pedimos às pessoas para ajudar com alguma coisa em nossa igreja, muitas vezes temos novos crentes que vêm e dizem que querem ajudar: "Vou fazer tudo o que você pedir e gostaria de inscrever-me para seis ministérios.”

Ficamos muito agradecidos pela vontade de servir, mas queremos que eles tenham antes de tudo uma boa base para que possam ser devidamente treinados e equipados para fazer o que Deus os chamou a fazer.

Por outro lado, há crentes mais velhos que conhecem o Senhor há anos, talvez até há décadas, mas que não pensam em ajudar a igreja. São exatamente o oposto.




Fonte: Devocionais Diários
--------------------------

Políticos frequentam drive-thru de oração em Brasília, diz pastor

O músico Júlio Duarte de Souza, de 30 anos, enviou ao PAGE NOT FOUND o relato abaixo. O morador de Brasília registrou com câmera a atividade em um drive-thru de oração na capital federal. Ele chegou até a entrevistar um pastor no local:

"Que sanduíche, que nada! A moda agora na nossa capital federal é o Drive-Thru de oração. Tudo porque a Igreja Universal do Reino de Deus de Brasília resolveu inovar nos serviços prestados aos fiéis. Desde o início do mês, quem passa de carro pela EQS 212/213, Área Especial, na Asa Sul do Distrito Federal, pode receber bênçãos ali mesmo, sem sair do veículo. É coisa rápida: você para o carro, o pastor se aproxima, pede pra você colocar a cabeça pra fora da janela, ele te benze, te entrega um papel com umas orações e você segue o seu caminho. Tudo isso sem pagar nada!"

"De acordo com um pastor que não quis se identificar, a tenda do Drive Thru de Orações funciona das 8h às 20h, de domingo a domingo, atende a mais de 400 motoristas por dia e por enquanto o serviço ainda não é cobrado. 'É uma promoção para os fiéis', disse ele. Ainda segundo informações do pastor, em horário de pico rolam até uns engarrafamentos. Vários parlamentares já foram vistos no local recebendo suas bênçãos, mas o tal pastor achou melhor não citar o nome de nenhum".




Fonte: Page not found
-------------------

Às vésperas de seu casamento, Preta Gil revela sua conversão ao Evangelho: “Procuro seguir a Bíblia”

Preta Gil, cantora filha de Gilberto Gil, afirmou que se converteu ao Evangelho e tem na Bíblia, uma inspiração para tomar suas decisões. A declaração foi feita numa entrevista recente ao portal Uol.

Às vésperas de seu casamento com Rodrigo Godoy, Preta diz que tem recebido aconselhamento de um casal de pastores, mas prefere não se filiar a nenhuma denominação.

“Eu procuro seguir a Bíblia, sou cristã. Mas não me considero evangélica, pois não me enquadro a nenhuma dessas igrejas. Eu tenho um pastor e uma pastora que são meus guias, neles eu confio. Sem precisar passar por uma igreja ou coisa desse tipo”, disse a cantora, demonstrando enquadrar-se no perfil de novos evangélicos detectado pelo IBGE no Censo 2010.

Mesmo sob orientação de pastores, Preta se casará num templo católico, por seu noivo ser fiel à igreja romana. Para tanto, precisará passar por um curso, que é exigido pela doutrina católica.



Fonte: Gospel+
-------------

Com veto a cotoveladas e ring girls, evento une MMA e igreja

Religiões são associadas geralmente à tranquilidade espiritual e reflexão, enquanto o MMA ainda é visto por um número grande de pessoas como uma modalidade esportiva violenta. Unindo duas coisas que na teoria são opostas, o Reborn Strike Fight 6 colocará dentro de uma igreja um octógono e diversas lutas nesta sexta-feira.

Organizador do evento, Roberto Dantas Pedroso é professor de artes marciais há 14 anos e cuida dos treinos das dezenas de alunos que comparecem às segundas e quartas-feiras ao subsolo da igreja Renascer da Avenida Morais Costa, no bairro da Vila Industrial.

A academia possui instalações humildes e utiliza um espaço cedido gratuitamente pela instituição. Tudo no ambiente foi criado pelas mãos de Roberto e seus pupilos, que montaram o espaço a partir de materiais doados por estabelecimentos próximos.

Paredes e piso foram pintados pelos praticantes de MMA no local, pessoas de idade, gênero e tamanhos diferentes. No último treino realizado na academia antes do Reborn Strike Fight 6, o público presente variava desde crianças com menos de dez anos a meninas adolescentes e lutadores profissionais. Gratuitas, as atividades são abertas e aceitam inclusive alunos que não frequentam a igreja.

"Nós recebemos todos os tipos de pessoas, até ateu, que no fim sai falando Graças a Deus. Não tem que fazer parte da igreja Renascer necessariamente. Nosso projeto é mostrar que a vida pode ser melhor e, trazendo um pouco da palavra também. Levamos o treino sério, dedicado, tanto que estamos com lutadores profissionais. No começo era complicado, porque achavam que quem treinava na igreja não podia bater. Hoje vê que não só pode bater, mas que você pode praticar o esporte, independente se você tem um adversário na frente ou não. Nós temos essa visão de que todos podem vir, participar; Se quiser fazer parte, seja muito bem vindo", explicou Roberto.

Todos os presentes na academia participaram de primeira parte das atividades, que duraram cerca de uma hora. Durante elas, os alunos aqueceram e realizaram movimentos de lutas no ar, enquanto se viam no espelho colocado em uma das paredes do salão.

Roberto ditava o ritmo das ações, mas não participava delas. Enquanto os mais inexperientes aprendiam os movimentos básicos do esporte, o professor e também pastor da Renascer praticava jiu jitsu com Erick "Japonês", um dos dois atletas de mais destaque da academia e o primeiro a se firmar como profissional depois da inauguração da mesma há quase quatro anos. 

"Eu treino na Reborn tem quatro anos, sou um dos pioneiros. Vim treinar através de um amigo. O primeiro dia que eu treinei aqui eu não saí mais e é a equipe que eu represento. Aqui que eu me batizei também", disse o lutador, que continuou ao explicar que o que o atraiu para a equipe, se foi o esporte ou a igreja: "foi a academia. Eu vinha só por causa da luta mesmo, para se distrair".

O contato próximo com a religião, no entanto, ensinou Erick a ter autoconfiança, qualidade que o ajudou dentro do octógono. "Aprendi que eu tenho que ter fé, sem ter fé você não vai a lugar nenhum. Por exemplo, o Zé 'Reborn' treina bem menos tempo que eu e ele tem garra, tem deus no coração. Eu não entendia isso, mas hoje eu compreendo que a fé é tudo. Ele tinha bem mais fé do que eu. Ele acreditava nele. Eu não, sentia medo. Ele vai para cima e está onde está hoje. Acabei me espelhando nele para chegar em algum lugar", contou, citando o maior talento da academia.

Conhecido no meio profissional como Zé "Reborn", José Alexandre Elias da Silva, chegou só para a metade séria do treino, que teve início minutos antes das 21h. Nela, os lutadores mais experientes subiram no tatame para aperfeiçoar a técnica, enquanto as dezenas curiosos e iniciantes voltavam para casa. Praticante de MMA há pouco mais de dois anos, ele foi apontado pelos colegas da Reborn como maior talento da casa.

"Eu nunca treinei nada. Aqui foi o primeiro treino que peguei mesmo. Nunca treinei capoeira, sempre tive vontade, mas nunca treinei. Aí com essa oportunidade que surgiu eu comecei a vir e estou há dois anos treinando", afirmou "Reborn", que participará da disputa de cinturão do evento marcado para esta sexta-feira, em Santo André. No evento, o lutador enfrentará Washington Rodrigues, para quem perdeu em janeiro de 2013.

Com o objetivo de retomar o caminho das vitórias na carreira - Zé "Reborn" perdeu seu último combate -, o atleta tem treinado com seriedade e antes do início de cada atividade na academia. Antes de todas elas, uma oração é puxada pelo pastor Roberto, fato faz com que os alunos fiquem quietos e concentrados no momento de reflexão. 

"Todos os treinos nós temos uma oração no início, no finzinho do treino uma breve ministração da palavra, da verdade, e no fim outra oração. E sempre que alguém pede uma oração em alguma causa a gente sempre também faz", esclareceu Roberto, que também comentou sobre as distinções do torneio desta sexta-feira para as principais competições da modalidade, como o Jungle Fight e o UFC.

Esta espécie de "UFC de Cristo" tem certas diferenças fundamentais em relação ao principal evento da modalidade, parte delas relacionada à doutrina da igreja e outra por princípios estabelecidos pelo próprio professor. Não há ring girls, consideradas por ele uma "apelação", e cotoveladas são proibidas por terem como única finalidade "rasgar".

"As pessoas falam que não combina luta dentro da igreja, mas eu acho que a perversidade, a apelação para trazer público é a pior coisa. Nós não temos ring girl", justificou Roberto, que deu sequência a sua explicação: "se é para usar o cotovelo, não usa luva. Eu entendo assim, então já que é para preservar o atleta e o esporte é bem praticado é o esporte saudável, nós não usamos a cotovelada. Mas as demais coisas que são permitidas no UFC, nós também permitimos, porque faz parte da regra".

A sexta edição do Reborn Strike Fight será realizada nesta sexta-feira às 20h na Rua Luiz Pinto Flaquer, número 46, no centro de Santo André. A entrada custa R$ 30, dinheiro que será utilizado para pagar a bolsa dos atletas. A competição é considerada no cartel de lutas no MMA de todos os participantes e contará com apenas Zé Reborn dentre lutadores da academia paulista.





Fonte: Terra
----------

domingo, 23 de março de 2014

Qual o destino de bebês que morrem? Pastor John Piper afirma que “todos são salvos por intermédio de Cristo”

A salvação é um dos marcos da mensagem do Evangelho, tendo no sacrifício de Jesus na cruz a redenção do pecador que crê n’Ele e O aceita. No entanto, muitas perguntas são feitas a respeito de que destino teriam crianças e pessoas com problemas mentais que não tiveram acesso à mensagem do Evangelho e a chance de decidir aceitar a Cristo ou não.

A dúvida, recorrente no meio cristão (principalmente entre novos convertidos), foi feita ao pastor John Piper, líder do ministério Desiring God, e a resposta do pastor levantou questões como coerência e responsabilidade.

“Eu acho que todas são salvas”, disse o pastor. “A razão de eu achar isso é porque, em outras palavras, eu não acredito no princípio que diz que crianças nascidas de pais casados estão seguras, e crianças nascidas de pais separados não estão”, afirmou Piper.

Segundo ele, a “razão para pensar que todas elas são salvas é por causa do princípio em Romanos 1, onde Paulo argumenta que todas as pessoas que conhecem Deus não têm desculpa para não glorificá-lo como Deus”.

Piper explica que o “argumento é de que elas não têm desculpa porque elas têm conhecimento, e suas responsabilidades na presença de Deus no julgamento final serão baseadas, pelo menos em parte, no conhecimento que elas tiveram acesso. E Deus fala que todas elas tiveram acesso ao conhecimento, porque elas podem olhar as coisas que Ele fez e ver seu poder e divindade, mas elas suprimem esse conhecimento em vez de se submeterem a ele, então elas são todas condenadas”.

Sobre sua crença de que as crianças e pessoas com incapacidades mentais serão salvas, o pastor aplica o mesmo conceito no sentido inverso: “O princípio que está sendo levantado é de que se você não tem acesso ao conhecimento que te faz ser indesculpável, então você não será culpado. Eu acho que esse é o caso. E eu acho que bebês e deficientes mentais, ou seja, aqueles com profunda deficiência mental, não tem acesso ao conhecimento que eles serão chamados para serem responsáveis. Portanto, de alguma forma, Deus, por intermédio de Cristo, abrange essas pessoas”.

Assista:




Fonte: Gospel+
-------------

Freira italiana surpreende jurados no 'The Voice' italiano

Uma freira causou sensação na Itália depois de conquistar o júri do programa de televisão "The Voice" com sua interpretação da música "No One" de Alicia Keys.

A irmã Cristina, uma siciliana de 25 anos, participou na quarta-feira da segunda fase da edição 2014 do "The Voice", na qual o júri seleciona os participantes apenas ouvindo sua voz e sem poder ver o candidato.

Quando entrou no palco, de hábito preto e com uma cruz no pescoço, a freira surpreendeu pela aparência e pela voz, causando um verdadeiro furor nas redes sociais.

Até o cardeal Gianfranco Ravasi, o "ministro da Cultura" do Vaticano, publicou um tuíte, citando o apóstolo Pedro: "Cada um de nós, segundo o dom que recebeu, põem-no a serviço dos outros #irmãcristina".

"Tenho um dom, e eu o dou", disse a irmã Cristina a um dos membros do júri, a apresentadora e cantora Raffaella Carrà, que lhe perguntou se era, realmente, uma freira.

"Mas o que o Vaticano diz?", questionou o júri. "Espero um telefonema do papa Francisco", brincou Cristina.

O papa "nos diz que devemos sair (dos conventos), que digamos que Deus não nos exclui de nada, pelo contrário, Ele nos estimula a dar", acrescentou.

Assista:




Fonte: AFP
--------

segunda-feira, 17 de março de 2014

O maior dos sete pecados capitais

Todos os sete pecados capitais têm por objetivo a satisfação de um desejo.

O pecado da ira tem por desejo defender-se de uma suposta agressão ou atacar por pura maldade. O pecado da inveja tem por objetivo rebaixar aquele por quem se sente inveja. O pecado do preguiçoso consiste no desejo – ou na falta de – que o faz ficar deitado ou nada fazer. O pecado da avareza em desejar bens que não lhe pertencem. A gul, em se apropriar de alimentos, não para suprir as necessidades do corpo, de vitaminas e etc, mas apenas para obter prazer. E a luxúria visa também apenas o prazer.

Já, o orgulho, se alimenta de um desejo mais perverso que todos os mencionados anteriormente. Um desejo muitíssimo mais perverso que cada desejo particular próprio a cada um dos sete pecados capitais. Se o desejo que alimenta o pecado da ira é o de agredir; o desejo que alimenta a inveja é rebaixar; o desejo que alimenta a preguiça é a moleza; o desejo que alimenta a avareza é a posse e, o desejo que alimenta a gula e a luxúria é o prazer... o desejo que alimenta o orgulho é o de superioridade. O orgulhoso deseja sentir-se superior aos demais. Superior a todos! 

Justamente por ser o desejo de superioridade o alimento da pessoa orgulhosa é que este pecado foi considerado pela tradição cristã como o maior e mais nocivo dos pecados. Nele o pecador não se dirige mais a uma finalidade especifica como, agredir, rebaixar, malemolência, possuir ou obter prazer. Nele, no orgulho, não há objetivo específico. A pessoa orgulhosa pode agredir ao mesmo tempo em que rebaixa o outro,... enquanto rouba, possuindo aquilo que não lhe pertence... obtendo também, o máximo de prazer possível e imaginável com toda esta alquimia. Pois tudo vale quando se deseja “ser superior” aos outros.

É por isso que, segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, onde se narra a estória de como Deus criou o mundo, a serpente foi expulsa do Paraíso. Pois nela estava o maior e mais nocivo de todos os pecados. Ela, a serpente, queria ser igual ou até maior que Deus.

Portanto, amigo, cuidado! Todos os pecados aqui mencionados são pecados veniais (perdoáveis), mas o pecado do orgulho pode lhe fazer cair das alturas, como a serpente caiu do Paraíso. Pode lhe fazer, inclusive, ficar sozinho. Lembre-se: Adão e Eva também caíram, mas houve arrependimento e remissão. Mas a serpente ficou solitária, junto às hostes espirituais da maldade (seus comparsas) e, sem chance de remissão.

Já ouviu falar de algum empresário rico que não mede consequências para subir na vida? Então, neste caso, a subida parece mais como uma queda, aonde o soberbo sobe, sobe e sobe, caindo em profunda solidão e, não poucas vezes, sem a simpatia e solidariedade de ninguém.

Até mesmo a bebedeira pode proporcionar ao homem o sentimento de solidariedade e um sentimento cristão (ainda que o ato de beber seja ruim em muitos sentidos). A avareza, bem como todos os demais pecados, pode ceder lugar ao arrependimento, que é um sentimento saudável, tanto sob o enfoque cristão e espiritual como sob o enfoque psicológico. Mas o orgulho não pode produzir nada de bom, nem mesmo o arrependimento.

O remédio para a soberba é a humildade. A soberba é representada nas sagradas escrituras pela figura de Lúcifer - o anjo que queria ser poderoso como Deus- , ao passo que a humildade é representada pela figura de Cristo – o homem que sendo igual a Deus escolheu por rebaixar-se à condição humana e a sofrer a morte mais humilhante para a época, a morte de cruz. Pois na cruz eram postos os assassinos, os ladrões, todos os que eram tidos como a escória da sociedade.

O fim da pessoa orgulhosa é o afastamento dos homens e de Deus- o isolamento -, ainda que a pessoa não perceba isto de pronto. Já a humildade une as pessoas, tornando-as mais compassivas, justamente por reconhecer o quão vulnerável e errante se é, e não tendo vergonha em pedir auxílio. Até mesmo o mais inveterado pecador consegue se achegar de Deus se tiver humildade, porém, até mesmo a maior da boas ações afasta o homem orgulhoso de Deus e de seus semelhantes, pois o orgulho faz com que ele veja a todos de cima para baixo. Já o humilde vê a todos de igual para igual, reconhecendo a precária condição humana em todos os seus semelhantes, não enaltece a ninguém e tampouco despreza ninguém. É equânime para com todos.




Fonte: Ultimato
--------------

domingo, 16 de março de 2014

Na Record, funkeiro canta “Pastor Marginal” em alusão a Edir Macedo. Assista

Durante apresentação no programa “Cidade Alerta”, funkeiro canta música crítica ao pastor, dono da emissora e líder da Igreja Universal

Na  sexta-feira dia 7 a edição do programa “Cidade Alerta – Espírito Santo” causou mal-estar dentro da emissora. Isso por que o convidado especial do programa, MC Jefinho Faraó, cantou a música “Pastor Marginal”, que é uma crítica direta ao pastor Edir Macedo, dono da emissora e líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

A cena se deu no fim do programa, quando o apresentador Ricardo Martins, alegando dor de barriga, se ausentou do programa e o funkeiro continuou a sua apresentação ao vivo. Foi neste momento que ele começou a cantar “Pastor Marginal”: ”Oooo Pastor Marginal, da Igreja… /foi quem pegou nosso dinheiro/ pega ele e dá um pau/ Lembro dele no Maracanã/ à toa ele sorria/ ele ficou rico da noite para o dia”, diz a canção.

De acordo com a coluna “Outro Canal”, a apresentação do funkeiro gerou uma enorme confusão e pode resultar em demissões.

A seguir, assista ao vídeo e confira a apresentação do MC Jefinho Faraó:




Fonte: Revista Forum
-----------------

Bispo reúne membros após o culto para confessar adultério e cai morto

Uma confissão de pecado em busca de perdão seguida de morte. Foi dessa forma que terminou a vida do bispo Bobby Davis, fundador da Miracle Faith World Outreach Church, em Bridgeport, no estado norte-americano de Connecticut.

No último domingo, o bispo reuniu toda a congregação no templo e confessou um caso de infidelidade, e no meio de seu relato, caiu morto.

Os membros da congregação chamaram socorro para o bispo, mas segundo os policiais, quando Bobby Davis deu entrada no Hospital de Bridgeport, foi declarado morto pelos médicos.

Sede da igreja fundada pelo bispo e local de sua morte

“Depois do culto no domingo a família do bispo nos pediu para permanecer na igreja e o bispo confessou-nos algo que aconteceu há muito tempo. Ele queria estar limpo com todos nós. Queria pedir nosso perdão”, afirmou Judy Stovall, uma anciã na igreja.

“Nós estávamos gritando: ‘Nós te perdoamos, nós amamos você’, mas o stress de tudo isso o levou a ter um ataque cardíaco. Eu segurei sua cabeça enquanto ele estava no chão”, afirmou Stovall ao CT Post. “A nossa congregação está sofrendo agora”, acrescentou.



Fonte: Gospel+
-------------

Grupos católicos protestam na estreia do musical "Jesus Cristo Superstar"

Grupos católicos fizeram manifestação na noite desta sexta-feira (14) em frente ao Instituto Tomie Ohtake, onde foi realizada a estreia do musical Jesus Cristo Superstar, de Andrew Lloyd Weber. Portando cartazes com dizeres como "A peça ofende gravemente a honra de nosso senhor Jesus Cristo" ou "Pare Já Com Esta Blasfêmia", membros de grupos como a Associação Devotos de Fátima tentaram, sem sucesso, impedir a entrada do público para a apresentação. Eles criticavam também o fato de a peça ser realizada com verbas públicas, conseguidas via leis de incentivo.

O espetáculo que estreou nos anos 1970 na Broadway retrata um Jesus humanizado e o acompanha ao longo de seus últimos seis dias de vida. A crítica se devia tanto ao formato de ópera-rock, considerado inadequado para o tema, quanto a dois elementos da história que alguns consideravam uma blasfêmia: apresentar um Jesus Cristo muito afeiçoado a Maria Madalena e um Judas simpático demais.

A montagem brasileira, concebida e dirigida por Jorge Takla, tem provocado reações desde que foi anunciada. E, nas últimas semanas, diversos artistas envolvidos receberam ameaças e ofensas nas redes sociais.

"Recebi uma mensagem no Facebook que me deixou chocada", disse ao jornal O Estado de S. Paulo a cantora Negra Li, que interpreta Madalena. "Um rapaz escreveu que eu iria para o inferno, pois não estava sabendo o que fazer com a minha carreira e que, terminada a temporada, eu seria abandonada por todos." Negra Li é evangélica e disse ter considerado ingênuo o comentário. "O musical conta uma história fiel à Bíblia. Não há nada de blasfemo ou agressivo na narrativa."

O ator Igor Rickli, intérprete de Jesus, também afirmou ter recebido manifestações das mais diversas. "Foram diferentes sensações", disse. "Tudo porque o musical trata de fé, o que é delicado, sempre. Mas, em cena, acredito que contamos uma versão da história de um homem que foi líder político e religioso, sem tomar nenhum partido."

O espetáculo tem récitas marcadas para este sábado, quando há duas apresentações previstas, e domingo e fica em cartaz até o dia 8 junho no teatro do Instituto Tomie Ohtake. 



Fonte: Agência Estado
-------------------

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dezenove sintomas de uma auto imagem negativa

Como vai sua auto imagem? Como você se vê? A nossa auto imagem são as lentes através das quais enxergamos tudo na vida. Uma pessoa que tem uma visão de si mesma distorcida, embaçada, deformada, é a sim que ela vai ver a vida, as outras pessoas e o próprio Deus. Para ajudar você fazer uma avaliação da sua auto imagem, vamos ver alguns sintomas de uma auto imagem negativa.

1- Atitude pessimista diante da vida. O pessimista sempre enxerga a vida com lentes embaçadas, por isso para ele o tempo sempre está nublado.

2- Retraimento por falta de confiança para apresentar-se socialmente. Na maioria das vezes esta pessoa busca o isolamento.

3- Excesso de preocupação quanto às opiniões alheias. O complexo de inferioridade faz a pessoa se preocupar exageradamente com o que os outros dizem ou vão dizer.

4- Demasiada preocupação quanto a aparência. A pessoa tem a tendência de achar que nunca está bom o suficiente.

5- Visão negativa das outras pessoas, acha que todos são concorrentes, que precisam ser vencidos e não como amigos para compartilhar.

6- Senso de masculinidade ou feminilidade direcionados apenas para conquistas sexuais. São tentadas a usar o sexo como arma.

7- Insatisfação consigo mesma. Esforço para tornar-se alguém ou alguma coisa, em vez de relaxar e de ter prazer em ser o que se é.

8- Desprezo ao presente, focalizando maior sucessos passados ou sonhos futuros.A pessoa que despreza o presente, vive um vazio existencial que muitas vezes leva a depressão.

9- Incapacidade de ver o lado bom das pessoas. O complexado, é pessimista, e o pessimista sempre tem um visão acusatória ou crítica dos outros.

10- Dependência doentia. O auto-retrato distorcido leva a pessoa desenvolver relacionamentos de dependência.

11- Incapacidade para aceitar elogios. Por detrás de uma “falsa humildade”, quase sempre há uma pessoa insegura e complexada.

12- Não desenvolve hábitos de comportamento vitorioso. A pessoa sempre vê de forma antecipada a derrota, o insucesso, o fracasso.

13- Insegurança e medo de intimidade nos relacionamentos interpessoais. O isolamento é a consequência natural na vida da pessoa com uma auto-imagem negativa.

14- Dificuldade para aceitar o amor de outras pessoas. Aquele que não se ama, dificilmente aceitara com facilidade o amor dos outros. Sempre vai interpretar a aproximação como uma ameaça.

15- Apego aos bens materiais para se sentir segura. Pessoas com complexo de inferioridade, tem necessidade de estar sempre provando alguma coisa.

16- Usa sempre rótulos negativos em relação a si mesmo. “Nunca vou conseguir”. “Não nasci para isso.” “Já sabia que comigo não iria dar certo.” “Eu já me conformei, nem luto mais por isso.” Estas são algumas declarações das pessoas que te um auto retrato negativo.

17- Não tem opinião própria e quase sempre segue a multidão. São as pessoas que sempre dizem, “o que vocês fizerem está bom.”

18- Atitude e comportamento perfeccionista. Parece um paradoxo, mas por traz de uma pessoa perfeccionista, quase sempre tem alguém com “complexo de inferioridade”.

19- Hiper sensibilidade. Você já ouviu falar em pessoa “casquinha de ferida”? Assim é aquele que se sente sempre inferior por causa da sua auto imagem negativa.





Fonte: Amo a Família
---------------

Número de consultas em centros espíritas ultrapassa o de grandes hospitais

Um levantamento realizado em 55 centros espíritas da cidade de São Paulo aponta que, juntos, os atendimentos espirituais chegam a cerca de 15 mil por semana (60 mil ao mês). "Este número é muito superior ao atendimento mensal de hospitais como a Santa Casa, que atende cerca de 30 mil pessoas, ou do Hospital das Clínicas, com cerca de 20 mil atendimentos", destaca o médico psiquiatra Homero Pinto Vallada Filho, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A média relatada de atendimentos semanais em cada instituição foi de 261 pessoas.

"Sabemos, por meio de vários estudos, que a abordagem do tema religiosidade ou espiritualidade exerce um efeito bastante positivo na saúde de muitos pacientes. Por isso, podemos considerar a terapia complementar religiosa ou espiritual como uma aliada dos serviços de saúde", revela, lembrando que, geralmente, o paciente não tem o hábito de falar sobre suas crenças religiosas e muito menos de contar que realiza tratamentos espirituais em centros espíritas.

Vallada Filho foi o orientador da dissertação de mestrado Descrição da terapia complementar religiosa em centros espíritas da cidade de São Paulo com ênfase na abordagem sobre problemas de saúde mental, de autoria da médica Alessandra Lamas Granero Lucchetti, apresentada ao Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP em dezembro.

A ideia foi mostrar a dimensão do trabalho realizado pelos centros, o grande número de atendimentos prestados e os diferentes serviços oferecidos. Observou-se também que apenas uma pequena minoria realiza cirurgias espirituais, sendo todas sem cortes. Na segunda parte da dissertação, a pesquisadora descreve passo a passo uma terapia complementar espiritual para pacientes com depressão realizada na Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp).

Centros espíritas

A autora realizou um levantamento inicial de todos os centros espíritas da capital paulista que possuíam site na internet contendo endereço de contato. A médica chegou ao número de 504 instituições. Neste levantamento, foram considerados apenas centros espíritas "kardecistas", ou seja, aqueles que seguem a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Leon Denizad Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, e que tem como base as obras O Livro dos Espíritos (publicado na França em 1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

A médica enviou, via Correios, uma carta registrada a cada um dos 504 centros. Destas cartas, 139 voltaram devido a problemas como mudança ou erro no endereço. Das 370 que restaram, apenas 55 foram respondidas. "Se considerarmos que essa média de 60 mil atendimentos mensais representa menos de 15% da totalidade dos centros existentes na cidade, chegaremos a um número total de atendimentos muito superior aos dos 55 que participaram do estudo", destaca Vallada.

Um questionário foi respondido apenas pelo dirigente ou pessoa responsável do centro. O material era bastante extenso e continha perguntas ligadas à identificação e funcionamento do centro, o número de voluntários e de atendimentos, as atividades realizadas e os tipos de tratamentos, quais os motivos levavam as pessoas a buscar ajuda, e como é feita a diferenciação entre mediunidade, obsessão e transtorno psicótico e quais orientações para estes casos, entre outras questões.

Resultados

Entre os resultados, foi observado que a maioria são centros já estabelecidos e que têm mais de 25 anos de existência, sendo o mais velho funcionando há 94 anos e o mais jovem com dois anos. Em praticamente quase todos, os usuários são orientados a continuar com o tratamento médico convencional, caso estejam fazendo algum, ou mesmo com as medicações indicadas pelos médicos.

Os principais motivos para a procura pelo centro foram os problemas de saúde: depressão (45,1%), câncer (43,1%) e doenças em geral (33,3%). Também foram relatados dependência química, abuso de substâncias e problemas de relacionamento. Entre os tratamentos realizados, a prática mais presente foi a desobsessão (92,7%) e a menos frequente foi a cirurgia espiritual, (5,5%), sendo todas sem uso de cortes.

Quanto à diferenciação entre experiência espiritual e doença mental, realizada com base em nove critérios propostos pelos pesquisadores Alexander Moreira Almeida e Adair de Menezes Júnior, da Universidade Federal de Juiz de Fora, a média de acertos foi de 12,4 entre 18 acertos possíveis. Apenas quatro entrevistados (8,3%) tiveram 100% de acertos. Entre esses critérios, estão a integridade do psiquismo; o fato de a mediunidade não trazer prejuízos em nenhuma área da vida; a existência da autocrítica; e a mediunidade sendo vivenciada dentro de uma religião e cultura específicos, entre outros.

"Esse levantamento procurou descrever as atividades realizadas nos centros espíritas e salientar não só a grande importância social desempenhada por eles, mas também a grande contribuição ao sistema de saúde como coadjuvante na promoção de saúde, algo que a grande maioria das pessoas desconhece", finaliza.





Fonte: UOL
---------

Dizem: "Deus se importa com relacionamentos, não com regras"

Há várias razões para existir um verso como este na Bíblia: “os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”, At 17:11. Primeiro, para honrar quem merece honra. Segundo, para mostrar a importância de sermos exatos em nosso entendimento das Escrituras. Terceiro, para confrontar a geração cristã na qual vivemos. Não são poucas as mentiras que os cristãos acreditam, pensando ingenuamente que é exatamente o que as Escrituras ensinam. Por exemplo, muitos acreditam que Deus ama tanto o ser humano que não existe nada mais importante para Ele, nem mesmo a sua glória. Ou que não há mínima diferença entre roubar R$ 0,25 centavos e matar um homem ou entre mentir e explodir um carro bomba, deixando inúmeras vítimas fatais (escrevi um texto chamado A grande mentira: todos pecados são iguais para combater esse falso ensino).  A verdade é que muitos cristãos não são nobres, porque não somente não examinam todos os dias as Escrituras como não a conhecem bem. E, segundo Jesus, esse é um grande erro (Mt 22:29).

Uma dessas supostas “verdades” tem me incomodado bastante. Você já deve tê-la ouvido. Ou, bem pior, já deve acreditar nela como se fosse uma confiável e sensata revelação divina. “Afinal”, eles dizem, “para Deus o que importa é o amor”. A crença é que Deus não está interessado em regras, mas em relacionamentos. No entanto, o mais apropriado a ser dito seria: Deus se importa com suas regras, seus mandamentos, porque Ele é santo e porque se importa com as pessoas. Porém, cristãos, em número cada vez mais crescente, valorizam “relacionamentos” acima da verdade. E isso é um grande problema. Por quê? Porque não temos como nos relacionar adequadamente com Deus sem colocar a verdade da sua Palavra acima das pessoas, das coisas, dos nossos desejos e sonhos, do mundo. Kevin DeYoung, um influente jovem pastor americano, escreveu acertadamente: “Soa bastante espiritual dizer que Deus está interessado em relacionamentos, não em regras. Mas isso não é bíblico. Do início ao fim, a Bíblia está repleta de mandamentos. Eles não visam sufocar o relacionamento com Deus, mas sim protegê-lo, selá-lo e defini-lo”[1].

Muitos cristãos, ou convencidos, acham que tem um relacionamento com Deus real, mas acreditar nunca foi uma evidência que afastasse qualquer dúvida. São muito mais parecidos com os “crentes” de Creta, que foram exortados pelas seguintes palavras de Paulo: “Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra”, Tt 1:16. Crer é um passo importante, mas uma fé de palavras não é uma evidência apropriada para Deus, nem mesmo sob uma roupagem de relacionamento. A verdade é outra. João escreveu que aqueles que realmente conhecem a Deus o obedecem. “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos”, (1 Jo 2:3). E Jesus Cristo nos alerta também para o fato de que amá-lo significa obedecê-lo. “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra”, ( Jo 14:23). Ou em outras palavras: “quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama”, (Jo 14:21). Mas Jesus de forma ainda mais dura, diz: “Nem todo que aquele que diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal”, (Mt 7:21-23). São palavras brutalmente duras, mas verdadeiras. Nada adianta profetizar, expulsar demônios ou fazer milagres, porque a verdadeira prova que amamos a Deus e somos realmente cristãos é se obedecemos à vontade do “Pai que está nos céus”.

Portanto, nada adianta ficar falando do seu amor por Jesus se você não o obedece. Precisamos rejeitar essas mentiras que parecem ser verdades, porque Deus, de fato, se importa com a nossa obediência acima de relacionamentos. Aliás, amar a Deus e o próximo são o maior e segundo mandamento (Dt 6:5, Lv 19:18 e Mt 22:37-40). Sei que somos pecadores e pecaremos até o nosso último respirar (1 Jo 1:8-10), mas a nossa vida deve ser marcada por santidade e obediência, arrependimento e um coração contrito à uma vida manchada, desorganizada, quebrada pelo pecado. No fim, o que importa não é dizer que o amamos, mas obedecê-lo em tudo como evidência de um amor verdadeiro.

Por Jesus, por seu Reino

[1] Essa citação vem do livro de Kevin DeYoung chamado “Brecha em nossa santidade”, pág. 66, da Editora Fiel. Livro fantástico. Vale muito a pena. Se você puder ler apenas um livro esse ano, leia esse livro.




Fonte: Evangelho Urbano
---------------------

domingo, 9 de março de 2014

Sorteio de fuzil promovido por igreja gera polêmica em NY

Iniciativa foi duramente criticada por representantes de outras igrejas da região. Fuzil Bush Master AR15 é vendido em loja de Aurora, Colorado, nos Estados Unidos

Uma igreja batista da cidade de Troy, no estado de Nova York, voltou a acender o debate sobre as armas nos Estados Unidos graças a seu plano de sortear um fuzil entre os fiéis.

A entrega da arma - um AR-15 - vai acontecer no dia 23 de março entre os presentes no culto de domingo, anuncia a igreja em seu site.

'O único objetivo é ser uma ajuda, uma bênção e um apoio a todos os proprietários de armas e caçadores que foram atacados com fúria pela imprensa e por políticos socialistas e anticristãos', alega o pastor John Koletas em carta publicada na página.

A iniciativa rapidamente passou da imprensa local para veículos nacionais e foi duramente criticada por representantes de outras igrejas da região.

Koletas, em uma segunda mensagem publicada no site da igreja, acusa os críticos de serem uma 'fraude' pede que leiam a Bíblia e a história da revolução americana para ver como homens armados defenderam a liberdade.

O polêmico sorteio conta com o apoio do deputado republicano Steve McLaughlin, que deve falar durante o serviço do próximo dia 23.

'É uma arma segura, legal, a que está sendo sorteada. Não vejo controvérsia e não me parece surpreendente em absoluto que se rife um fuzil em uma igreja', disse McLaughlin em declarações ao jornal local 'Times Union'.

O fuzil em questão custa aproximadamente US$ 700 e está adaptado para cumprir a legislação de Nova York, já que os AR-15 comuns são proibidos no Estado.

Uma arma desse tipo foi utilizada em 2012 no massacre da escola Sandy Hook de Newtown, Connecticut (EUA), quando foram mortas 20 crianças de entre 6 e 7 anos de idade e de seis adultos.

Para ficar com o fuzil, o ganhador do sorteio deverá ter pelo menos 18 anos, cumprir com todas as normas de posse de armas e passar por uma verificação de antecedentes criminais.




Fonte: EFE
---------

Ingratidão

"[...] tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram." (Romanos 1:21)

Um homem que estava consertando uma telha solta no telhado perdeu o apoio dos pés e começou a escorregar. Estando a uma altura de três andares, apavorou-se com a ideia de morrer na queda. Começou a gritar: "Deus, me ajude! Estou caindo! Deus, faça alguma coisa!"

Quando ele estava chegando à beira do telhado, um dos passadores do cinto enroscou-se num prego e deteve o escorregão, a tempo o bastante de o homem recuperar o apoio. Então ele gritou: "Deus, já está tudo bem! Um prego me segurou!"

Às vezes somos assim. Clamamos por Deus, Ele atende as nossas orações e então dizemos: "Tá tudo bem, Deus... já deu tudo certo". Mas já paramos para pensar que Deus pode ter agido por meio de certas circunstâncias para vir em nosso socorro?

A questão é: precisamos zelar tanto pelo agradecimento a Deus por aquilo que Ele fez, quanto pelos pedidos que Lhe fazemos quando estamos em necessidade.

Ouvi falar de um capelão de hospital que mantinha uma lista de cerca de 2.000 pacientes que havia visitado e que pareciam estar morrendo, mas que mostravam sinais de arrependimento. Dentre aqueles que recuperaram a saúde, ele encontrou somente dois que apresentaram uma mudança perceptível em suas vidas espirituais depois da recuperação. Noutras palavras: enquanto pensavam que iam morrer, aquelas pessoas se arrependeram; mas, depois que se recuperaram, esqueceram de Deus.

O que você acha de uma pessoa que vivesse lhe pedindo coisas ou favores, mas que jamais lhe fizesse qualquer tipo de agradecimento?

Às vezes somos assim com Deus, não é mesmo?

Vamos pois, lembrar mais de agradecer-Lhe.




Fonte: Devocionais Diários
------------------------

sábado, 8 de março de 2014

Missionária evangélica no Piauí dá exemplo de amor ao acolher mais de 600 crianças

Há vinte anos um coração foi impactado por uma chamado missionário.O desejo de estar no meio de comunidades, junto a pessoas de classe social desfavorecida, anunciando o Evangelho, levou a irmã Graça a iniciar um trabalho na Vila Irmã Dulce (Teresina-PI) em meados de 1998.

Maria das Graças Hermes da Costa Nunes, 55 anos, piauiense e uma mulher que vive intensamente um dos princípios da humanidade: ‘amar ao próximo como a si mesmo’.  Determinada, Irmã Graça, como é carinhosamente chamada, fundou há 15 anos o Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino (Cincacre) em Teresina e presta atendimento para cerca de 630 crianças carentes na Vila Irmã Dulce, um dos bairros mais violentos da Zona Sul da capital.

O trabalho, que começou com ela e mais quatro voluntárias, atualmente conta com 32 colaboradores e a instituição ganhou novas instalações para conseguir atender a grande demanda. A manutenção da casa é feita a partir de doações da comunidade, empresários locais e alguns convênios com a prefeitura e governo federal. O sonho de Irmã Graça hoje está estampado nas mais de 20 salas de aula, quadra de esportes, refeitório e no sorriso das crianças.

“Eu ia nas casas das pessoas e via crianças chorando. Era choro de fome. Eu pegava um lanche dava a elas e se calavam. Nós pensamos em atender essas crianças. Quando falo nós quero dizer: eu, o Pai, Filho e Espírito Santo. Tudo acontece a partir de uma orientação divina. Não posso olhar para mim sem antes enxergar o próximo. Se você não olhar para o outro vai se tornar uma pessoa egoísta, egocêntrica”, disse.

Natural da cidade de São Raimundo Nonato, região Sul do Piauí, Irmã Graça se mudou para a Teresina aos 17 anos e levou na bagagem amor e o desejo de trabalhar em prol dos menos favorecidos. Casada, mãe de três filhos, formada em Pedagogia e Teologia, a mulher de olhar sereno disse que desde criança mantém o interesse em obras sociais.

Como tudo começou

Usando uma bicicleta e munida de muita perseverança, Irmã Graça saía de casa e percorria diariamente uma média de 15 km para ajudar os moradores da recém-fundada vila, na época considerada uma das maiores da América Latina com mais de 10 mil famílias. Foi em uma pequena casa de palha que ela começou a atender de forma voluntária cerca de 80 crianças.

“Como na vila não tinha água e nem luz, nesse local funcionava um chafariz e era lá que as pessoas iam buscar água. Comecei a ver meninas sendo exploradas sexualmente por homens que chegavam em carros. Isso me chamou atenção e vi que precisa fazer alguma coisa para mudar aquela situação”, relembrou.

No Cincacre são atendidas crianças de 0 a 13 anos com serviço de berçário, educação infantil, ensino fundamental menor, além de atividades esportivas como judô e balé. Adolescentes, que na infância receberam atendimento na instituição continuam frequentando o Centro. O berçário hoje atende 40 crianças, 20 delas em tempo integral.

O trabalho de Irmã Graça foi conquistando a comunidade e ganhando a admiração de outras instituições que hoje mantém convênios com o Cincacre, como faculdades particulares, óticas e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Francinalva Pereira de Sousa, 34 anos, começou como voluntária e após ser beneficiada com uma bolsa de estudos se formou em Pedagogia e hoje é uma das professoras da instituição.

“Já estou tentando conquistar a minha pós-graduação. É um trabalho gratificante que fazemos aqui diariamente”, disse Francinalva.

Pai de Gustavo Martins, 2 anos, que está no maternal, o mototaxista Elisan Araújo Almeida, 37 anos, disse que confia plenamente no trabalho desenvolvido no Cincacre. Sobre a Irmã Graça, o pai tem uma única opinião: “Uma pessoa atenciosa e que olha o ser humano por completo e não pela metade”.

Os projetos desenvolvidos pelo Cincacre levam em consideração os estágios de desenvolvimento da comunidade, por isso as primeiras ações foram voltadas para o combate a fome e o acompanhamento médico das crianças desnutridas. Num segundo momento a instituição se preocupou com a formação educacional, acompanhamento físico e psicossocial e atividades de prevenção primária as crianças e adolescentes em situação de risco social.




Fonte: G1/Blog do Céu
----------------------

Quando o pensar ameaça

A igreja tem medo de pensar. A verdade assusta. Muitos são os que amam a ignorância porque não querem assumir as consequências do pensar. Muitos sofrem da síndrome do presídio: o medo da liberdade - por viver tantos anos preso o indivíduo, uma vez liberto, cometerá outro crime só para voltar ao único mundo que conhece - o mundo das regras e punições.

Esse tipo de fobia é o prato predileto dos políticos, dos coronéis sagrados, dos mini-Hitlers da fé, de todos que detém poder sobre a massa. É muito mais fácil governar uma massa burra, uma massa de manipulação garantida. Quando a massa pensa também ameaça.

O nível de leitura do evangélico brasileiro é horroroso. Sua teologia é tão vulnerável quanto seu compromisso. O nome da hora é confusão: o que somos? Protestantes, evangélicos, cristãos, crentes, gospel? Nossa (in)definição é tão turva quanto nossas (in)certezas. A coqueluche da prosperidade é só um efeito colateral da burrice gospel aliada à malandragem tupiniquim.

Faça um teste: coloque um cartaz bem grande na frente de sua igreja com os seguintes dizeres: "Campanha do pensamento teológico no mês da Reforma". O que você acha que acontecerá? Parece que vejo alguém perguntando: "Ih! O pastor já vai fazer outra reforma no templo?" Pensar dói...

R. A. Torrey disse: "Uma teologia frouxa leva a uma moralidade igualmente frouxa". Esse é o retrato do que se chama "evangélico" hoje. Como pode indivíduos charlatães se proliferarem como praga nas igrejas e isso ser normal? Como pode programas de tv absurdamente mercenários serem vistos por uma miríade de pessoas que ainda ajudam financeiramente essa fábricas de ilusões? Como pode um pregador à lá Silvio Santos empobrecido levar plateias ao delírio? Como?

Pensar ameaça. Quem pensa é condenado à solidão. Ao ostracismo (que, convenhamos, dependendo da igreja, é uma bênção). Quem pensa incomoda, "puxa o tapete" dos "Ali Babás e seus milhares de ladrões". Quem pensa desespera os "irmãos metralhas" da celestialidade bandida. Pensar é uma arma de grosso calibre deflagrando cápsulas de realidade na cara feia dos magos do poder.

Pense!
Até mais...



Fonte: Alan Brizotti em seu blog
---------------------------------

quarta-feira, 5 de março de 2014

Igreja sorteia armas durante culto e gera polêmica

Pastor afirma que trata-se de “evangelismo por afinidade”

A Primeira Igreja Batista de Lone Oak , no Estado do Kentucky, criou uma grande polêmica ao anunciar um evento que serviria para atrair pessoas para os seus cultos. Além de um jantar gratuito, haverá sorteio de 25 armas.

Anunciado como uma “celebração da fé e das armas de fogo”, a igreja hospeda o jantar dia 6 de março. O pastor Chuck McAlister, um ávido caçador será o pregador da noite. McAlister atualmente é o líder de evangelismo da Convenção Batista do Kentucky.

Para ele as igrejas precisam atrair os “sem igreja” que são apaixonados por caça e tem o direito de usá-las, segundo a lei do Estado. O jornal local, The Courier, afirma que essa não a primeira vez que ocorre esse tipo de evento na cidade, que descreve como uma mistura entre comício e reunião de oração.

“Já descobrimos que o número de homens ‘sem igreja’ que estarão interessados em vir é proporcional ao número de armas que vamos sortear”, justifica McAlister. Afirma ainda que ocorreram 1678 “profissões de fé”, no final dos cerca de 50 eventos similares que participou no ano passado.

Nos Estados Unidos há uma disputa política entre o governo Obama, que deseja uma diminuição no número de armas circulando no país, e os governos de Estados onde historicamente as pessoas sempre tiveram liberdade para andar armados.

Obviamente, muitas igrejas são contra as armas e condenam a prática de misturar esse assunto com os momentos dedicados a se espalhar a palavra de Jesus. O pastor Joe Phelps, da Igreja Batista Independente de Highland, na cidade vizinha de Louisville, disparou: “É uma ironia usar armas para atrair homens para ouvir uma mensagem sobre Jesus, que disse para abandonarmos a espada”.

Já a pastora Nancy Jo Kemper, da Igreja Nova União denunciou esse tipo de eventos como “farsa”, acrescentando: “Seria terrível se uma dessas armas distribuídas em uma igreja causar causar a morte de uma vítima inocente.” Ela disse que essa prática é quase um suborno, sendo “uma paródia do que o evangelismo deveria ser.”

McAlister diz estar acostumado às críticas, defendendo sua estratégia como simplesmente, “evangelismo por afinidade”, que atrai os homens de Kentucky, acostumados a carregar armas. Para ele, embora o sermão inclua referências à caça esportiva, o objetivo é um só: “mostrar que há apenas um caminho para conhecer a Deus: através de seu filho, Jesus Cristo”.

Assista o vídeo de divulgação do evento:





Fonte: Gospel Prime com informações de Huffington Post
--------------------------------------------------

Reconhecendo comportamentos manipuladores e dissimulados

Manipular é parte de convencer alguém de algo, mas dissimular é um problema, é uma falha de caráter, pois significa fingir, fazer parecer diferente, encobrir, disfarçar. Veja como lidar com pessoas com esse comportamento.

 Manipular é uma palavra oriunda do latim, proveniente da palavra manípulos, que a partir do século 19 assumiu o significado de manejo habilidoso de objetos, pessoas ou situações.

Epistemologia das palavras

É muito interessante a epistemologia das palavras, ou seja, o estudo da origem das palavras, pois através desse estudo podemos compreender o real significado delas.

No caso da palavra manipular vemos que significa habilidade de manejar algo, não é à toa que quando precisamos de um remédio um pouco mais "personalizado" ou específico para nossas necessidades somos encaminhados para farmácias de manipulação; lá o farmacêutico responsável produzirá um remédio, seguindo orientações médicas, que será sob medida, portanto, manejo habilidoso de uma substância.

Todos somos manipuladores

No caso de um marceneiro, podemos dizer que ele é um manipulador de madeiras, pois sua profissão requer o manejo habilidoso desse objeto.

E o que dizer de um líder religioso? Manejo habilidoso de pessoas; ou ainda um agente bancário que faz empréstimos, manejo habilidoso de situações e pessoas. Enfim, o que quero mostrar é que em algum momento de nossa vida, ou melhor, em vários momentos de nossa vida apresentamos comportamentos manipuladores.

Quando fazemos uma entrevista de emprego, por exemplo, aquele que tiver maior habilidade no manejo de pessoas será o selecionado. Sua função ali é manipular o entrevistado para que escolha você e não o outro candidato. E quando um rapaz vai pedir uma moça em namoro, precisa convencê-la de que será uma boa escolha, ou quando vai se apresentar ao pai dela.

Todo ser humano é manipulador, faz parte do nosso instinto de sobrevivência. O bebê precisa manipular sua mãe, através do choro, para que lhe dê o alimento; porém, essa palavra carrega algo negativo, como se fosse uma falha de caráter ser manipulador, contudo isso é um erro, todos somos manipuladores o tempo todo.

Diferença entre manipular e dissimular

O problema não está em manipular, que basicamente é convencer alguém de algo, mas sim em dissimular, que significa fingir, fazer parecer diferente, encobrir, disfarçar.

No meu trabalho com dependentes químicos, muitas vezes, a palavra manipulador é usada como adjetivo negativo, todavia, em minha opinião, há de ser ter cuidado com esses julgamentos.

Alguém manipulador não necessariamente o faz para o mal e caberá a pessoa a qual tentou-se manipular, avaliar a situação. Para que haja alguém manipulando precisa haver alguém que se deixe manipular. Sim! É uma decisão deixar-se manipular, pois nesse caso não se usa de falsos argumentos, a pessoa não é enganada como na dissimulação.

Exemplos de manipulação e dissimulação

Houve certa vez uma paciente dependente química que disse que estava com dor e que gostaria de não participar de determinada atividade, ela até chorou. Frente àquela situação eu a liberei da atividade, porém, dois minutos depois ela estava em outro local dançando freneticamente. Quando ela me viu disse que a dor havia passado.

Neste exemplo, vamos identificar o que seria uma manipulação e o que seria uma dissimulação. Ela estaria me manipulando ao me convencer que não queria participar da atividade porque gostaria de dançar, manipulação essa que poderia dar certo ou não, o resultado iria depender da habilidade de manejo e convencimento dela e da minha em avaliar a situação. Porém, ela estava dissimulando, pois usou de uma mentira para tentar me manipular e é aí que se encontra o problema, a falha no caráter.

A dissimulação acontece junto com a tentativa de manipulação, talvez por isso a confusão no significado dessa palavra. E é com a dissimulação que devemos tomar cuidado, pois a pessoa dissimulada usa mentira para disfarçar a verdade na tentativa de convencer alguém de algo que ela quer. A pessoa é enganada além de manipulada.

Como age uma pessoa manipuladora

A pessoa manipuladora geralmente usa fatos para argumentar e tentar convencer alguém, tem coerência em seu discurso, habilidade no falar e em expor seu ponto de vista, alta capacidade de uso da memória e bom controle das emoções.

Afinal, qual o problema com a manipulação?

No caso da manipulação existem pessoas extremamente manipuladoras e outras extremamente manipuláveis, o que pode caracterizar um problema já que uma sempre fará o que a outra quer.

Pessoas manipuláveis tendem a ser tímidas, inseguras e instáveis emocionalmente, e pessoas manipuladoras aproveitam dessas situações.

Nesse caso a pessoa que tem tendência a ser manipulada deve observar se está agindo de acordo com a sua vontade ou a vontade do outro, se o que faz está de acordo com seus valores ou não. Ou ainda, se estão agindo da forma que agiriam se ninguém as tivesse convencido disso e principalmente se suas ações lhe trazem alegria ou sofrimento.





Fonte: Taís Bonilha da Silva no site Família
------------------------------------